Qual a importância da Verga e Contra-Verga

Em meio a uma obra, alguns elementos são primordialmente importantes para garantir a segurança e durabilidade da construção.

Uma vez que todo o trabalho deve ser executado de tal forma que não venha a causar problemas no futuro, é importante estar atento à esses elementos.

Dessa forma, enquanto profissional, você deve se certificar de que a obra está de acordo com as normas, proporcionando segurança aos futuros habitantes da construção em andamento.

O que são Verga e Contra-verga

Em síntese, tratam-se de dois elementos responsáveis por suportar, distribuir e, assim, aliviar as tensões ocasionadas pela abertura de um vão nas construções de alvenaria. Uma vez que uma janela ou porta deva ser posicionada, o peso dos tijolos, segundo piso ou telhado deve ser devidamente distribuído, a fim de evitar rachaduras na estrutura.

A verga é uma estrutura que deve ser posicionada acima desses vãos, apoiando toda a estrutura a ser construída por cima.

Em seguida, a contra-verga é localizada abaixo das janelas ou estruturas semelhantes com peitoril, igualmente com essa finalidade.

Essas estruturas podem ser pré-moldadas e transportadas até a obra, todavia, esse método não é aconselhável, uma vez que as medidas podem ser equivocadas ou a estrutura possa ser danificada no trajeto.

Dessa forma, é recomendável que sejam produzidas já no local a serem fixadas, a fim de uma perfeita adaptação e evitar qualquer contratempo.

Composição

A princípio, usa-se uma estrutura composta de tábuas de madeira, de forma a parecerem exatamente como uma calha, que é fixada sobre e sob as aberturas na alvenaria.

Então, são posicionados ferros de espessura entre 6 e 8 milímetros contando com estribo convencional, ou ainda, treliças em tamanho H8.

 Em seguida, a calha de madeira é totalmente preenchida com concreto armado, conferindo a resistência desse material capaz de suportar a tensão de toda estrutura.

Ademais, é possível achar no mercado blocos desenvolvidos com a finalidade de substituir as tábuas de madeira, já produzidos com o formato necessário.

Importância

Sem dúvida a falta desses elementos em uma construção pode trazer prejuízos estruturais em longo prazo.

Por exemplo, é comum vermos em construções rachaduras em um ângulo de 45º sob janelas, o que significa que estas não contam com o alívio proporcionado pela contra-verga.

Em segundo lugar, janelas que não recebam esses apoios podem sofrer com a pressão estrutural e acabarem por deformar-se, dificultando, assim, seu uso.

Dificuldades na manipulação, bem como rachaduras e até a completa inutilização da peça são exemplos das possíveis consequências na falta de apoio.

Dimensões

Em resumo, o tamanho e espessura que devem ter esses elementos variam de acordo com as dimensões do vão aberto na alvenaria.

Em geral, as regras padrões dizem que a verga e a contra-verga devem avançar, no mínimo, 40cm além do tamanho da abertura.

Contudo, é fortemente recomendável que essas estruturas sejam feitas de um pilar a outro, garantindo, assim, o máximo de apoio possível.

Ademais, o comprimento da viga deve ser o suficiente para apoiar um ângulo de 45º no canto da abertura, evitando, assim, a rachadura mais comum.

Dica

Outro ponto importante é que, principalmente no caso da contra-verga, a estrutura deve estar nivelada e o mais próxima possível da janela ou semelhante.

De fato, é comum vermos profissionais fazendo uma camada grossa de massa acima da estrutura de apoio, talvez para corrigir um erro no cálculo da altura.

Porém, isso não é aconselhável, uma vez que a massa, ainda que forte, não possui a mesma resistência que o concreto.

Isso pode ter como resultado uma trinca horizontal ao longo de toda a camada de massa, possibilitando infiltrações, principalmente em caso de chuva com vento.

Por isso, nivele o máximo possível e trabalhe com massa forte suficiente apenas para fixar as janelas, minimizando tanto quanto possível esse risco.

Então, esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas acerca desses elementos primordiais na estrutura de uma construção durável, apontando os pontos mais importantes.

Deixe uma resposta